top of page

Sobre o FRAC

FRAC Central

A sua origem foi resultado de um curso de resistência a fungicidas em 1980 e um seminário da indústria em 1981 em Bruxelas. Hoje em dia é formado por um comitê central e 6 grupos de trabalho, cada um dedicado a um determinado grupo de fungicidas que têm modo de ação semelhante, a saber: anilinopirimidinas, dicarboximidas, fenilamidas, inibidores da biossíntese do ergosterol, QoI’s e benzimidazóis.Estes grupos e o comitê central promovem reuniões regulares de seus membros.

 

O FRAC-Central é um órgão originário do Comitê de Agricultura e Meio Ambiente (AGRECO) e da FederaçãoGlobal de Proteção de Plantas (GCPF), e é reconhecido como organismo consultor pela Organização de Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (WHO) das Nações Unidas.[História Frac-Central - versão em Inglês]

 

FRAC Brasil

Em nosso país, o FRAC-Brasil foi constituído em 25 de junho de 1999, em Jaguariúna-SP, e está hoje em dia em fase de estruturação de seus grupos de trabalho, que serão os mesmos do FRAC-Central.

Missão

  • Promover a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos com produtos fitossanitários visando o prolongamento da vida útil e da efetividade dos fungicidas por meio da minimização dos problemas de resistência.

  • Oferecer informações e ser um órgão consultivo para os problemas técnico-científicos relacionados a resistência de fungicidas no Brasil.

  • Estabelecer e promover relacionamento com pesquisadores da indústria, no campo da resistência de fungicidas, por meio de seminários, conferências, projetos de pesquisa conjunta, etc. 

  • Coordenar e fazer mais efetivos os esforços da indústria para prolongar a vida dos fungicidas face a resistência, por meio das definições e recomendações de estratégias técnicas apropriadas.

Diretoria Executiva

Luis Demant
Cargo: Presidente
Empresa: FMC


Ricardo Francisco D. Antunes
Cargo: Vice-presidente
Empresa: Syngenta

Vanessa Cristina Frare
Cargo: Secretário
Empresa: FMC

Lucimara Junko Koga
Cargo: Tesoureira
Empresa: Corteva

Ayrton Berger Neto
Cargo: Diretoria de Comunicação
Empresa: UPL

Kelly Simões
Cargo: Diretoria Educacional
Empresa: BASF

João Paulo Junior
Cargo: Diretoria Técnica
Empresa: Oxiquímica
bottom of page