Ferrugem-asiática da soja
- 12 de mai.
- 1 min de leitura

A ferrugem-asiática da soja é causada por Phakopsora pachyrhizi, fungo biotrófico que depende de células vivas do hospedeiro para se multiplicar.
No Brasil, a doença foi detectada em 2001 e rapidamente se disseminou pelas regiões produtoras, favorecida pela dispersão de esporos pelo vento e pela presença contínua de plantas hospedeiras. O vazio sanitário da soja é uma medida fundamental para redução do patógeno na entressafra diminuir a fonte de inóculo para a safra seguinte.
Os sintomas iniciam-se, geralmente, no terço inferior da planta, manifestando-se como pequenas pontuações escuras nas folhas, que evoluem para amarelecimento, desfolha precoce e redução no enchimento de grãos.
A infecção depende de um período mínimo de seis horas de molhamento foliar e de temperaturas entre 15 °C e 25 °C. Chuvas frequentes associadas ao dossel fechado criam um microclima favorável ao desenvolvimento de epidemias.







