Culturas

Recomendações para a cultura da Videira

Grupos químicos e produtos técnicos recomendados no manejo do Mildio (Plasmopara viticola)

 

Acetamida = cimoxanil 

 

 

  • Quando produtos QoI são aplicados de forma isolada, estes não devem exceder 1/3 (33%) do número total de aplicações por safra.

  • Para programas de uso de produtos QoI em associação com fungicida de diferente modo de ação, o número de aplicações não deve ultrapassar 50% do total de aplicações de fungicidas.

Fosfonato = fosetil 
Inorgânicos = cúpricos em geral.
Isoftalonitrilas = clorotalonil
Cinamida = dimetomorfe

 

  • Aplicações de CAA não devem ultrapassar 50% do número total de aplicações específicas para Requeima.

  • É recomendada a alternância com fungicidas de diferentes modos de ação. 

Oxazolidinedionas = famoxadona 

 

  • Não possui risco de resistência 

Um programa fitossanitário no controle de doenças da videira deve estar associado às práticas culturais e ao uso de fungicidas de forma racional, com produtos de diferentes modos de ação, em alternância ou em misturas. Apesar da ação sistêmica e curativa de alguns produtos, os mesmos, para que manifestem todo o seu potencial e estabilidade de controle, devem ser utilizados de forma preventiva. Independentemente dos grupos químicos e produtos envolvidos, sempre seguir as recomendações de seus fabricantes, quanto à dose, intervalo de aplicação, volume de calda e intervalo de segurança.

 

  • Acilalalaninatos – alterná-los com fungicidas protetores ou de outros grupos químicos, respeitando-se o número máximo de 4 pulverizações no ciclo da cultura com intervalos de aplicação de 10-15 dias.

  • Estrobilurinas (rever recomendações considerando a bula) – aplicações semanais, em alternância com fungicidas de outros grupos químicos, com no máximo 4 pulverizações durante a safra.

FRAC - Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas

A sua origem foi resultado de um curso de resistência a fungicidas em 1980 e um seminário da indústria em 1981 em Bruxelas. Hoje em dia é formado por um comitê central e 6 grupos de trabalho, cada um dedicado a um determinado grupo de fungicidas que têm modo de ação semelhante.

 

Saiba mais...

O FRAC-BR AGORA ESTÁ ASSOCIADO AO DEFESAVEGETAL.NET

PARA RECEBER NOTÍCIAS SOBRE O MANEJO FITOSSANITÁRIO, ACESSE:

WWW. DEFESAVEGETAL.NET

Desenvolvido por Oxya Agro e Biociências