Culturas
Recomendações para a cultura da Videira
Grupos químicos e produtos técnicos recomendados no manejo do Mildio (Plasmopara viticola)
Acetamida = cimoxanil
-
Quando produtos QoI são aplicados de forma isolada, estes não devem exceder 1/3 (33%) do número total de aplicações por safra.
-
Para programas de uso de produtos QoI em associação com fungicida de diferente modo de ação, o número de aplicações não deve ultrapassar 50% do total de aplicações de fungicidas.
Fosfonato = fosetil
Inorgânicos = cúpricos em geral.
Isoftalonitrilas = clorotalonil
Cinamida = dimetomorfe
-
Aplicações de CAA não devem ultrapassar 50% do número total de aplicações específicas para Requeima.
-
É recomendada a alternância com fungicidas de diferentes modos de ação.
Oxazolidinedionas = famoxadona
-
Não possui risco de resistência
Um programa fitossanitário no controle de doenças da videira deve estar associado às práticas culturais e ao uso de fungicidas de forma racional, com produtos de diferentes modos de ação, em alternância ou em misturas. Apesar da ação sistêmica e curativa de alguns produtos, os mesmos, para que manifestem todo o seu potencial e estabilidade de controle, devem ser utilizados de forma preventiva. Independentemente dos grupos químicos e produtos envolvidos, sempre seguir as recomendações de seus fabricantes, quanto à dose, intervalo de aplicação, volume de calda e intervalo de segurança.
-
Acilalalaninatos – alterná-los com fungicidas protetores ou de outros grupos químicos, respeitando-se o número máximo de 4 pulverizações no ciclo da cultura com intervalos de aplicação de 10-15 dias.
-
Estrobilurinas (rever recomendações considerando a bula) – aplicações semanais, em alternância com fungicidas de outros grupos químicos, com no máximo 4 pulverizações durante a safra.
